Projeto visa a conservação de abelhas nativas sem ferrão em Erechim

Projeto visa a conservação de abelhas nativas sem ferrão em Erechim

Foi aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira (8) o projeto de lei de autoria do vereador Romildo Protetor (MDB), que visa à conservação de abelhas sem ferrão em Erechim. A iniciativa tem, entre as suas finalidades, a instalação de meliponários em escolas, hortas comunitárias, praças e outras áreas verdes públicas ou privadas localizadas nos perímetros urbano e rural do município, sempre mediante autorização do proprietário.

A criação do projeto em questão se deu, conforme explica o parlamentar, a partir de um preocupante cenário observado em âmbito mundial, uma vez que as inúmeras transformações promovidas pelo homem no habitat natural tem sido uma ameaça para diversas espécies – entre estas, as abelhas, responsáveis por cerca de 75% da produção de alimentos no mundo a partir da polinização. “Preservar a vida desses seres nas cidades é fundamental para a estabilidade dos ecossistemas e sustentabilidade da agricultura. Milhões de abelhas são mortas anualmente em virtude de agrotóxicos, assim como pelo desconhecimento de alternativas para remoção em áreas urbanas”, destaca.

Foto: Divulgação.

Meliponicultura

Além de auxiliar diretamente na produção de muitos tipos de alimentos, as abelhas sem ferrão também têm papel relevante na economia. “A meliponicultora configura-se como atividade econômica importante, não só pela produção de mel, como também pelo fornecimento de própolis, pólen e geleia real, utilizados especialmente para fins terapêuticos”, afirma Romildo. Após ser aprovado no plenário da Câmara, o projeto, agora, depende de sanção do Poder Executivo para entrar em vigor no município.

Fonte: https://www.jornalbomdia.com.br/noticia/50847/projeto-visa-a-conservacao-de-abelhas-nativas-sem-ferrao-em-erechim

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.