Novos Videoaula e Caderno de Atividades sobre as abelhas

Novos Videoaula e Caderno de Atividades sobre as abelhas

Caderno_atividades_21x28cm_ok

A campanha “Sem Abelha, Sem Alimento” da organização “Bee or not to be”?, em parceria com o Projeto Polinizadores do Brasil, lançou esta semana uma Videoaula que aborda o tema sobre a importância das abelhas. Um material complementar ao Caderno de Atividades sobre Educação Ambiental, também lançado recentemente no mês de Julho. Ambos são destinados aos alunos do Ensino Fundamental, que agora podem contar com um rico material didático para a abordagem de temas como sustentabilidade, diversidade, cadeia-alimentar, preservação, etc, sempre sob a ótica de nossas abelhas.

Trata-se de um material pedagógico cuidadosamente preparado para apoiar os professores nas salas de aula, e que conta, inclusive, com um certificado para premiar os alunos que concluírem os estudo deste material.

Os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente pelo site da campanha, para serem reproduzidos conforme a necessidade de cada escola. Acesse:

Caderno de Atividades: www.semabelhasemalimento.com.br/educativo

Videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=BvGwLGmwOzE

Veja abaixo os depoimentos dos autores sobre a obra:

“Ao ter contribuído na preparação da obra didática “Sem Abelha Sem Alimento: caderno de atividades para a Educação Ambiental”, dedicada principalmente a crianças de 8 a 11 anos, alunos do Ensino Fundamental, tive uma sensação de ter preenchido uma lacuna na minha vida de educador. Explico-me: há aproximadamente 50 anos me dedico ao estudo das abelhas e ao ensino, porém com ênfase sempre no nível universitário. Já orientei muitas teses, fiz muitas publicações e frequentemente recebi, em meu laboratório, a visita de professores e alunos da educação infantil e do ensino fundamental, porém é a primeira vez que escrevo especialmente para o público infantil. Confesso que é muito gratificante essa sensação e me sinto realizado.

A obra que preparamos tem por objetivo colaborar para a construção dos pilares básicos a respeito da importância das abelhas para a conservação do meio ambiente, e incentivar as crianças no caminho da admiração e proteção desses pequenos insetos polinizadores. Os ensinamentos básicos contidos neste caderno certamente contribuirão para a compreensão do importante fenômeno da polinização. Esse trabalho, executado pelas abelhas e outros polinizadores, é imprescindível para a reprodução das plantas e, consequentemente, para a recuperação de áreas verdes degradadas, conservação de florestas, manutenção da biodiversidade e, o que pouca gente sabe, para o aumento da produtividade nos pomares e campos agrícolas para uma maior oferta de alimentos no mundo. Esses novos conceitos certamente contribuirão para a formação de jovens mais conscientes, o que fará enorme diferença para uma nova geração de brasileiros.”

Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves.

===============

“Escrever para crianças é mesmo um grande privilégio! Quem não quer um leitor curioso, motivado, querendo saber mais e mais? Pois esse livro é especialmente dedicado a esse leitor que cresce com sede de conhecimento sobre o mundo e sobre a vida, e se oferece com igual alegria ao professor mobilizado em sua missão de educar as crianças para a vida em um mundo sustentável.

Nenhum livro é capaz de fornecer todas respostas para todas as perguntas que navegam na cabecinha de uma criança, mas esperamos contribuir substantivamente para que nossos pequenos leitores se sintam satisfeitos e aprendam muito sobre as abelhas e sobre o trabalho que as abelhas realizam para que esse mundo continue verdejando, florescendo e produzindo os alimentos necessários para sustentar a vida em nosso planeta.

Nesse projeto, textos, ilustrações, atividades e também um vídeo foram especialmente concebidos para compartilhar conhecimento, divertir e fazer pensar ao mesmo tempo! A ideia é colocar o conhecimento científico atualizado ao alcance das crianças e leitores iniciantes no tema. No percurso, vamos dialogando com elas, instigando seu raciocínio, desejando que se interessem vivamente pelo tema, que reflitam e possam expressar os conhecimentos assimilados em atitudes e linguagens próprias.”

Prof.a Dr.a Rosane Malusá G. Peruchi

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.