Franca quer ser destaque em produção de mel com inauguração do 1º meliponário do Brasil

Franca quer ser destaque em produção de mel com inauguração do 1º meliponário do Brasil

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de SP | 14/12/2015 18:31:52 |

Além dos melhores cafés, gado para corte e leite e a criação de tilápias em tanques-rede, o município de Franca agora quer ser destaque em produção de mel com a inauguração, na sexta-feira, 11 de dezembro, nas dependências do Jardim Zoobotânico do município, do primeiro Meliponário do Brasil, que conta com 280 colônias de 11 espécies diferentes. A cerimônia ocorreu durante a sexta edição do Seminário de Meliponicultura e contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. Durante o evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Franca, foram discutidos diversos temas voltados à prática da criação racional das abelhas sem ferrão.

Arnaldo Jardim, que representava o governador Geraldo Alckmin, afirmou que o objetivo de sua visita era ver, aprender e multiplicar a experiência pelos demais municípios do Estado. O secretário aproveitou para destacar os quatro eixos sobre os quais se sustenta sua gestão: harmonia com o meio ambiente, ou seja, a agricultura não pode continuar a ser apontada como inimiga das questões ambientais; aproximação entre pesquisa e produção, as descobertas científicas são inúteis se não chegarem ao alcance dos agricultores, especialmente os pequenos; apoiar a agricultura familiar para que ocupe o lugar que merece dentro da economia do município; e por último, mas não menos importante, zelar pela sanidade do produto agrícola desde o fornecimento de sementes e cultivares selecionados, passando pelo manejo correto e orientações sobre armazenamento e comercialização para garantir que a sociedade possa consumir produtos de qualidade.

“Esse seminário tem tudo a ver com esses paradigmas. Seguindo a orientação de Geraldo Alckmin para colocar a estrutura da Pasta a serviço da produção, nada melhor do que compartilhar os conhecimentos de um produtor com os outros. Também estamos encaminhando, por intermédio da Câmara Setorial de Apicultura, uma resolução para que a abelha sem ferrão seja considerada animal domesticado, o que vai simplificar muito a comercialização dos produtos. O governador está consciente da necessidade e disposto a bancar essa revisão da legislação. Primeiro vamos fazer a nível estadual, depois vamos tentar levar para o País inteiro”, afirmou o secretário.

A Meliponicultura é uma atividade milenar que foi iniciada pelos indígenas, antes da colonização europeia. A atividade oferece condições para pequenos produtores adicionarem uma fonte de renda ao seu orçamento mensal. A criação de abelhas sem ferrão é bastante rústica e se enquadra perfeitamente no modelo sustentável de desenvolvimento econômico, sendo as principais espécies do Estado: Mandaçaia, Uruçu Amarela, Marmelada, Mandaguari, Jataí e Mirim.

“O objetivo desse seminário é promover a preservação do meio ambiente, ensinando o produtor a utilizar a mata para gerar renda sem degradar, pelo contrário, ele (o produtor) vai ter que preservar, plantar mais. Vamos acompanhar todo o processo, preparar mudas, oferecer sementes, oferecer as abelhas e dar assistência técnica para que possam implantar a estrutura em suas terras. Podem utilizar os materiais que tem na fazenda, não precisa comprar nada”, afirmou o prefeito Alexandre Augusto Ferreira.

Arnaldo Jardim também comentou sobre as outras atividades que teve ao longo do dia, como a inauguração de um frigorífico no município de Rifaina que a qualifica como o maior polo de produção de pescado de água doce do País, com potencial para se tornar o maior da América Latina e as reuniões com produtores rurais de Guará e Igarapava. Também comentou a etapa final do concurso internacional de cafés naturais, que, pela primeira vez, tinha quatro amostras da região entre as finalistas.

Compareceram ao evento: Fernando Luiz Baldochi, vice-prefeito; Marco Antônio Garcia, presidente da Câmara dos Vereadores; Carlos Arantes Corrêa, secretário municipal de Desenvolvimento; Cristiano Menezes e Ricardo Camargo, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Daniel Malusá Gonçalves, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP); Genna Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); José Mauro Souza, das Centrais Elétricas de Furnas; Marco Pignatari, da Abelha Brasil; Pedro César Barbosa Avelar, diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Franca e Guilherme Luís Figueiredo Andrade, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Franca.
Por Nara Guimarães

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Assessoria de imprensa
Telefone: (11) 5067-0069

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,808602,Franca_quer_ser_destaque_em_producao_de_mel_com_inauguracao_do_1_meliponario_do_Brasil_,808602,4.htm

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.