PAINEL SOBRE PERSPECTIVAS PARA PRESERVAÇÃO DE ABELHAS DO PIAUÍ E I ENCONTRO DE MULHERES APICULTORAS

PAINEL SOBRE PERSPECTIVAS PARA PRESERVAÇÃO DE ABELHAS DO PIAUÍ E I ENCONTRO DE MULHERES APICULTORAS

De 23 a 24 de agosto, cerca de 300 pessoas se reuniram no auditório Fostes Ibiupina da Universidade Federal do Piauí – Campus Picos para o evento: PAINEL SOBRE PERSPECTIVAS PARA PRESERVAÇÃO DE ABELHAS DO PIAUÍ E I ENCONTRO DE MULHERES APICULTORAS.

Foram dois cursos teóricos e práticos sobre Apicultura ministrados pela Profa. Dra. Juliana Biadini, além do curso de Culinária Apícola oferecido pela Alessandra Bottaro. Cada curso contou com a participação de 20 mulheres, e foi um sucesso!

No curso de Culinária Apícola, todas elas ficaram muito empolgadas com as deliciosas receitas que a professora Lê ensinou e surpresas com a infinita utilidade do mel na culinária.

Além disso, a mulherada participou de uma oficina sobre turbantes, com aulas teóricas de uma professora de História da UFPI, que passou os conhecimentos históricos dos turbantes, o qual é tido como símbolo de resistência para as mulheres africanas.

Todo o evento foi organizado e executado por mulheres que, após a oficina de turbantes, exibiram os mesmos em suas cabeças durante os cursos.

Durante o encontro, também houve a inauguração do meliponário didático que faz parte do espaço da conivência com o ambiente semiárido E-casa. O espaço ficou muito bonito. Ele conta com um projeto chamado Botânica em 5 Sentidos, coordenado pela professora de botânica de UFPI, em que crianças entram de olhos fechados no espaço e vão sentindo o aroma, os sons, tato e, por fim, a visão, além de aguçarem o sentido da curiosidade e da imaginação. No final, eles retiram as vendas e observam por onde passaram (diferenças no terreno) e as plantas que visitaram. Tudo muito belo e instigador!

O espaço conta com uma horta de compostagem, um viveiro de sementes crioulas, abelhas sem ferrão e material didático para aulas de apicultura. O projeto teve apoio da Empresa Apícola Wenzel, uma das mais tradicionais e antigas empresas apícolas do Brasil, e da FETAG-Pi (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí). A UFPI cedeu o espaço, e a Profa. Juliana contou somente com a ajuda dos alunos.

E teve mais, o idealizador da Ong Bee Or Not To Be, o Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, recebeu uma homenagem muito carinhosa de todos ali presentes.

É muito satisfatório para nós fazer parte de projetos como este.

Confiram as fotos desses lindos momentos!

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.