Como posso ajudar?

Faça sua parte. Clique nos ícones abaixo e encontre informações para compartilhar, proteger e ajudar a combater o declínio dos principais polinizadores de nosso planeta.

ico-semabelha
ico-beealert
ico-organico
pngicone_amigo_abelhas_3d
ico-empresa
ico-praticas-alt1
ico-flores
ico-sustentavel
ico-questione
ico-pesticidas
ico-amigo-abelhas
ico-amigo-abelhas-alt1
iphone-beealert

Use o aplicativo para registrar gratuitamente ocorrências de desaparecimento ou morte de abelhas em apiários de qualquer parte do mundo, indicando local, intensidade e possíveis causas, e dê grande contribuição para o estudo do declínio destes polinizadores. É rápido. É fácil. É importante.

CLIQUE E ACESSE

Dê preferência aos produtos orgânicos: são mais saudáveis por não conterem agrotóxicos, e não contaminam o meio ambiente em sua produção.

Cultive uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão em seu jardim – um movimento cada vez mais universal, e de ampla recomendação para os amantes da natureza.

O Brasil possui mais de 3.000 espécies de abelhas, sendo boa parte de abelhas nativas sem ferrão. Espécies como a jataí, iraí, jandaia, uruçu ou mandaçaia, entre outras, são abelhas dóceis que podem fazer parte de seu jardim. Mas, como todo animal silvestre, é preciso respeitar sua biologia,  entender suas necessidades e a legislação. Só assim podemos admirar e preservar estes maravilhosos polinizadores.

Portanto, antes de começar sua criação, é preciso buscar informação. Conheça mais sobre estas abelhas, sua criação e meliponários e associações que podem te apoiar no início desta atividade.

Seja um consumidor consciente. Dê preferência aos produtos de empresas que preservam a natureza, e que defendam a causa das abelhas.

Para garantir, no campo, a produtividade e a qualidade dos frutos pelos serviços ecossistêmicos de polinização é fundamental a aplicação de boas práticas de cultivo, que sejam sustentáveis e que considerem planos de manejo de polinizadores.

Plante em sua casa, nos parques e bosques de sua cidade, espécies da flora apícola; flores com pólen e néctar fornecem o alimento natural das abelhas.

Pratique técnicas agrícolas sustentáveis; combata o desmatamento; plante corredores de flora apícola; e amplie a biodiversidade nos campos de monocultivo.

Questione as autoridades sobre o problema do desaparecimento e morte das abelhas e como elas irão atuar e se posicionar a respeito.

Não utilize pesticidas que sejam tóxicos às abelhas, particularmente os sistêmicos (neonicotinoides); dê preferência ao controle biológico de pragas.

SOMOS  Just put [php_everywhere] where you want the code to be executed.  AMIGOS DAS ABELHAS |

CLIQUE AQUI E PARTICIPE

Seja também um amigo das abelhas!

Cadastre-se e fique por dentro das informações mais relevantes sobre o universo das abelhas e de todas as inciativas da campanha.

logo-bee2

Se o problema é global, também são as iniciativas. Conheça algumas dos principais movimentos de proteção às abelhas pelo mundo.