Bee Alert

O aplicativo BeeAlert é a primeira plataforma on-line para o registro de desaparecimento ou morte de abelhas em apiários por geolocalização. Apicultores, meliponicultores e a comunidade científica têm a possibilidade de compartilhar casos, contribuindo para dar visibilidade a um sério mas silencioso problema. Assista ao vídeo e descubra como é fácil e rápido registrar suas ocorrências pelo smartphone, tablet ou desktop. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo nas lojas da Apple Store ou Google Play. Tudo de forma simples e gratuita. Informe-se também sobre como proceder em casos de contaminação de apiários.

iphone-boxes

A localização, o número e a intensidade de colmeias afetadas, e as possíveis causas da mortalidade de abelhas no apiário (agrotóxicos, doenças, pragas, etc) são registrados em tempo real no aplicativo. Os dados são sigilosos e serão usados para fins científicos, mas representam grande contribuição ao esforço de proteção às abelhas.

Faça sua parte. Comunicar é proteger!

selo-filapi-preto
medalha-beealert2

O aplicativo Bee Alert foi premiado com Medalha de Prata no concurso de Inovação Apícola do XI Congresso Latinoamericano de Apicultura, em Puerto Iguazu, na Argentina, em 2014.  No mesmo congresso, o aplicativo foi oficialmente adotado pelos sete países membros da FILAPI e essa iniciativa deu início a uma parceria de colaboração científica entre Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Cuba para buscar soluções para o problema.